[ESTILOS] 4. Dark Lager

No estilo Dark Lager, estão reunidas cervejas de um marrom-avermelhado intenso e colarinho bronze. Alguns dos maltes utilizados na sua produção são levemente torrados ou cozidos (ou as duas coisas), isso quer dizer que a cerveja pode ter aroma e sabor de caramelo, café e/ou chocolate. Pode haver ainda um adocicado que lembre frutas secas. Não são tão alcoólicas, possuem teor de mais ou menos 5%. Confesso que tenho dificuldade com cervejas com aroma ou sabor de café, a menos que seja de forma discreta. Sei lá, quando pego um copo de cerveja e olho pra aquele líquido maravilhoso, jamais quero pensar que tenha algo que me lembre café…mas, ah, gosto é gosto! A arte de experimentar é o que torna tudo tão divertido. Tem gente que, com certeza, vai encher a boca d’água de imaginar a junção café + cerveja. Bem, vamos às especificações:

  • Dark American Lager

São cervejas mais escuras e menos amargas que as Pilsner. Uma cerveja de aroma mais adocicado que as do estilo Standart American Lager, mas com mais corpo e sabor. Não se percebe muito o aroma do malte e, às vezes, ela pode se apresentar levemente frutada. Coloração varia entre âmbar-profundo e marrom-escuro, com nuances rubi (eita, quanta cor pra prestar atenção!). Bem carbonatada e sua espuma não dura muito não.

Teor alcoólico: 4,2 a 6,0%

Alguns exemplos: San Miguel Dark, Heineken Dark Lager, Black Princess, Petra.

  • Munich Dunkel

Dunkel, que significa “escura” em alemão, representa o estilo clássico da cerveja Lager escura, maltada, com leve sabor torrado, produzida em Munique. Dizem que produzir essa cerveja é uma arte, pois não é fácil acertar o ponto da torrefação do grão, que lembra pão crocante. O aroma lembra chocolate, caramelo, nozes ou toffee e, geralmente, não é frutado. Carbonatação moderada e colarinho cremoso. Algumas cervejas desse estilo não são filtradas, dando a sensação de pão líquido – esse negócio de “pão líquido”, “pão crocante” me deixou intrigada, essa é uma característica que ainda não consegui perceber numa cerveja 😛

Teor alcoólico: 4,5 a 5,6%

Alguns exemplos: Eisenbahn Dunkel, Paulaner Alt Münchner Dunkel, Capital Munich Dark.

  • Schwarzbier ou Black Beer

Mais uma vez, ressaltamos uma cerveja marcada por aroma e sabor de chocolate ou café, com sabor doce e amargo ao mesmo tempo. Ela é das bandas da Turíngia (Alemanha) e dizem as más (ou boas, né) línguas que ela é afrodisíaca. A Schwarzbier, que significa “cerveja preta”, tem sabor predominante de malte torrado, portanto, tais características de cor e sabor a torna semelhante a uma Irish Stout.

Teor alcoólico: 4,4 a 5,4%

Alguns exemplos: Germânia escura, Bamberg Schwarzbier, Original Badebier.

 

Referências:

Morado, Ronaldo. Larousse da cerveja.

Oliver, Garrett. A mesa do mestre-cervejeiro.

Imagens:

http://acervejeira.blogspot.com.br/2012/10/eisenbahn-dunkel.html

http://hummcerveja.blogspot.com.br/2009/01/black-princess.html

http://www.talheres.info/?p=2657

Deixe um comentário