[ESTILOS] Primeiras impressões: Lager, Ale e Lambic

Antes de começar a conhecer os vários estilos de cerveja, acho legal abrir um parênteses aqui: muitos especialistas classificam as cervejas de acordo com o processo de fermentação utilizado na produção. Temos, então, 3 grandes grupos ou famílias:

Lager: são as cervejas de baixa fermentação, ou seja, fermentam em temperatura mais baixa – entre 7 e 12ºC. São leves e refrescantes, bem carbonatadas e, geralmente, de cor clara.

Ale: cervejas de alta fermentação. Fermentam em temperatura mais alta – entre 15 e 24ºC. São mais maltadas, frutadas e lupuladas. Podem ser claras ou escuras, possuem uma variação considerável de teor alcoólico. Tendem a ser mais encorpadas.

Lambic: são cervejas de fermentação espontânea. Na maioria das vezes, são adicionadas frutas para auxiliar no processo de fermentação, o que resulta num sabor bem ácido. Não são muito comuns no Brasil e, devido ao longo processo de fabricação, acabam custando mais caro.

Legal né?! Mas acho que não precisamos nos prender tanto – pelo menos ainda –  a esses detalhes, pois essa divisão não é muito adequada. Ela fornece apenas uma relação entre a cerveja e o tipo de fermentação utilizado durante a produção, não fornece maiores características acerca do paladar, aroma, cor, etc. Geralmente, essa categorização tem por finalidade servir de guia para jurados e competidores dos concursos. Para nós, que estamos começando a estudar melhor as cervejas, essa categorização ainda não faz muito sentido. Pra se ter uma ideia, muitas cervejas que foram produzidas segundo o processo de alta fermentação podem ter  a aparência e sabor de Lager e vice versa.

Concluindo: é legal sim saber sobre essas famílias ou grupos, mas tem outras características bem mais interessantes e que vão fazer mais sentido quando começarmos a falar especificadamente de cada estilo.

Vou dar início a esse assunto novo no próximo post! Sei que tem gente que não gosta de ficar lendo informações “picadas”, mas eu prefiro ir falando aos pouquinhos. Particularmente, eu consigo aprender melhor se eu aprender uma coisa de cada vez 🙂

Referências:

Morado, Ronaldo. Larousse da cerveja.

http://gourmmelier.com/os-diferentes-tipos-de-cerveja-lager-ale-e-lambic/

Anúncios

2 comentários sobre “[ESTILOS] Primeiras impressões: Lager, Ale e Lambic

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s